MISS MT E MS LATINA 2011-2012

MISS MT E MS LATINA 2011-2012
MARIANA ALBUQUERQUE - MISS MATO GROSSO E DRIELY REZENDE MISS MATO GROSSO DO SUL

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

MISS MATO GROSSO LATINA 2011 - MARIANA ALBUQUERQUE

MARIANA ALBUQUERQUE É A MISS MATO GROSSO LATINA 2011
1.77 DE ALTURA, 58 KG, 85 cm DE BUSTO, 63 cm DE CINTURA, 95 cm DE QUADRIL
MARIANA REPRESENTA A CIDADE DE PRIMAVERA DO LESTE - MT
UNIVERSITÁRIA DO CURSO DE DIREITO.
OPNIÃO DE MARIANA SOBRE A CULTURA DE SEU ESTADO:

Mato Grosso é um Estado que nasceu dominado pelo imperialismo europeu e que foi desde o princípio espoliado pelo capitalismo daqueles que se intitulam “colonizadores”, é um dos poucos estados brasileiros onde se identifica uma pureza cultural e uma fidelidade da terra na preservação das suas raízes. Meu Estado tem as mais diversificadas formas de expressão, representadas basicamente pelas danças, lendas e contos que na sua grande maioria sintetizam a herança, principalmente, do índio e do negro.
A religião predominante em sua grande maioria é a católica, devido a isso valorizamos muito as festas populares, que ocorrem em todo o Estado.

As comemorações contêm as famosas danças regionais como siriri, rasqueado e cururu, e são acaloradas ao som da viola de cocho e ganzá.  

A arte também é um ponto forte do nosso Estado, pois é rico em trabalhos artísticos e encontra-se presentes nas manifestações populares. Podemos encontrar peças de madeira, como o Pilão, e peças de cerâmica. São consideradas verdadeiras obras primas as cestas e redes por suas perfeições.
Não esquecer das deliciosas comidas típicas como o Escaldado, os peixes da região são eles: Pacu e Piraputanga Assada e Mojica de Pintado,   caldo de Piranha, Maria Izabel, (que é carne com arroz), Farofa de Banana, Paçoca de Pilão, Piqui, Feijão, Costela com Mandioca. De sobremesas temos os tradicionais doces: Doces de cajú e goiaba, “furrundu”, “pixé”, e bolo de arroz também pertencem a esta tradição.
          Portanto, a nossa cultura mato-grossense reflete uma síntese cultural dos vários grupos étnicos, também responsáveis pela própria característica racial do povo mato-grossense. Diante disso  pode-se evidenciar, a inclusão do branco, do índio e do negro nos diversos segmentos culturais do Estado, quer na cultura popular, literatura, artes plásticas, teatro, música, artesanato, ou mesmo nos saborosos pratos da tradicional culinária mato-grossense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário